Skip to main content

Conheça o poder do vídeo na era do mobile

As pessoas passam cada vez mais tempo em seus celulares e smartphones. Do total de horas que elas passam em plataformas digitais, 67% são hoje dedicadas aos smartphones, o que torna esse meio ainda mais relevante quando o assunto é consumo de informações. É o meio que acompanha as pessoas em todos os momentos do dia (veja abaixo). E como já até falamos aqui, essa mudança de meios e hábitos impulsionou um formato: o vídeo.

Só no Facebook e no Instagram, mais de 100 milhões de horas de conteúdo do tipo são assistidas todos os dias. Entre 2012 e 2015, vimos um crescimento global de 616% na publicação de vídeos em nossas plataformas, e estimativas da Cisco apontam que o formato vai representar 75% do volume de dados na web até 2020. O celular lidera – e deverá continuar a liderar – esse salto gigantesco, mantida a preferência atual: segundo pesquisa da Kantar Media feita a pedido do Facebook, as pessoas estão, hoje, 1,5x mais suscetíveis a assistir vídeos diariamente neles do que em desktop.

Para as marcas, isso representa uma grande oportunidade para alcançar novos clientes, já que o vídeo é um formato que tradicionalmente envolve mais as pessoas. Mas, claro, é preciso saber como fazer isso da forma certa nesse novo ambiente. Por isso, apresentamos a seguir algumas de nossas soluções para você atrair a atenção para o seu lado em nossas plataformas. Confira!

As nossas soluções para sua marca

Um dos grandes diferenciais do Facebook e do Instagram é o fato de que nossos produtos e ferramentas são úteis para cobrir todas as etapas da jornada do consumidor — desde a consideração até a conversão — , como ilustra a imagem abaixo. José acorda, abre o Facebook e vê o anúncio em vídeo de uma loja com um fone. Ele poderia não estar necessariamente procurando pelo fone, mas como o Facebook é um lugar de descoberta — e as marcas têm em suas mãos insights de audiência aliados a um direcionamento preciso de campanhas — , ele pode se interessar pelo produto. Perto da hora do almoço, enquanto acessa o Instagram, ele vê o fone novamente também em vídeo, mas agora no Instagram. Por fim, à noite, José recebe um anúncio em carrossel com um botão de chamada para ação que o leva direto para a página onde pode comprar o fone. O produto da sua empresa pode ser o fone comprado por José!

O autoplay é o principal fator que torna nossas plataformas perfeitas para vídeos e anúncios nesse formato. Tanto o Facebook quanto o Instagram reproduzem esse formato automaticamente para, assim, ter mais chances de capturar a atenção do espectador. Afinal, como já mostramos, uma pessoa precisa de apenas um quarto de segundo para lembrar do que viu e de apenas 1,7 segundo para captar uma mensagem. Inclusive explicamos aqui como tirar vantagem dessa agilidade no consumo de informações. Esse recurso inclusive foi essencial para a Budweiser contar uma história envolvendo esporte e a própria marca em uma de suas campanhas no Facebook. Conseguiu, assim, um aumento de 4 pontos em recomendação da marca .

O autoplay funciona nos vídeos tradicionais, mas também é útil em outros formatos parecidos, como a Apresentação de Slides. Essa solução permite combinar diversas imagens que resultam em um vídeo mais simples, e é ideal para marcas que querem aproveitar as vantagens dos vídeos, mas sem a os custos e a maior complexidade na produção. Hoje, é possível adicionar trilha sonora e texto nessas apresentações, que foram estreadas pela quem disse, berenice? no ano passado. A marca conseguiu 6 pontos a mais de engajamento em comparação com os tutoriais em fotos que fazia antes, além de um custo de apenas 3 centavos por visualização do slideshow.

 

Esses dois tipos de vídeo ainda funcionam combinados com outras soluções das nossas plataformas, como o Instalações de Aplicativos e o Carrossel. O site Enjoei, por exemplo, usou dessa mistura para promover a nova versão de seu app, mostrando-o em um criativo divertido que trazia um botão de chamada para ação de download no canto direito. A estratégia rendeu 150 mil downloads do aplicativo em três meses.

Já a OLX combinou o formato com o Carrossel para aumentar o reconhecimento da marca e gerar mais vendas online. O resultado? Aumento de 5 pontos na intenção de uso do serviço e 10 pontos de crescimento na taxa de lembrança de anúncio.

Um pouco mais além

Fora esses formatos de anúncio, o Facebook ainda oferece outras opções que seguem o mesmo princípio dos vídeos, de ser imersivos e expressivos ao mesmo tempo. Um deles é o Canvas, que é exclusivo dos smartphones e ocupa toda a tela do aparelho para contar uma história. A solução foi adotada pela cervejaria Amstel em seu lançamento no Brasil, exclusivo no Facebook e no Instagram. Entre os resultados, a marca conseguiu aumentar o volume de vendas em 2,5X mais do que o esperado.

 

A construtora Brookfield também aproveitou esse formato e foi ainda além: incluiu nele vídeos em 360º para promover dois novos empreendimentos em São Paulo. As visitas ao site da empresa subiram 10% e a procura por um dos lançamentos cresceu 58%.

 

Algumas dicas para o seu anúncio:

Você pode conferir essa notícia diretamente do Facebook.

Deixe seu comentário