Skip to main content

Tendências de design 2017

Veja quais são as previsões de profissionais influentes da área de design

É impossível mensurar ou quantificar quais foram as mudanças que a área digital vem sofrendo a cada avanço tecnológico. A única certeza que temos está na projeção que fazemos em cada segmento que compõe todo o universo digital. Denominamos a expectativa gerada com tudo isso de tendência e, vamos destrinchar nesse artigo, o que os profissionais de design podem esperar da área em 2017.

Pedimos a alguns dos principais criativos que compartilhassem as possíveis tendências de design para este ano. Veja abaixo.

Experiências digitais

“A tendência de design, escrita e marketing centrados no ser humano se tornará ainda mais específico, principalmente com as expectativas dos consumidores voltadas para as comunicações personalizadas. Um e-mail personalizado ou com o nome do remetente no assunto, não vai mais impressionar ninguém.

Os consumidores estão ficando muito espertos para isso. Eles continuam a querer experiências autênticas, humanas, adaptadas às suas necessidades e aspirações. Procure por experiências digitais personalizadas que aprendam e crescem com os consumidores, adaptando mensagens e design baseado no local onde estão ou no caminho de algum lugar indo às compras. Procure o conteúdo interativo que reúne informações dos consumidores de uma maneira divertida e discreta, que pode ser usada para comunicações e experiências personalizadas.”

—Sierra Swanson, Senior Writer, Ologie

 

“Eu prevejo que nós focalizaremos mais em experiências do usuário que nós que fornecem mais informação de valor, do que focar em um grupo específico ou em uma demografia em geral.

Contrariamente à crença popular, eu não acredito que o design deve ser sempre uma corrida à simplicidade. Simplicidade pode, às vezes, diluir seu produto, ao invés de destilá-lo. O design tornou-se tão proeminente e fundamental dentro de nossas vidas que há um padrão de expectativas sobre como as coisas devem ser. É nosso trabalho continuar a empurrar esses limites e continuar a definir novas expectativas. O Snapchat é um grande exemplo. Eles se concentraram em seu alvo demográfico e projetou uma linguagem baseada em comportamento.

—Chris Reath, Creative, Purple Rock Scissors

 

“Eu acho que veremos um aumento em mais experiências exploratórias. Propriedades modernas como Snapchat continuam a nos mostrar como os usuários estão animados em explorar novas experiências.

Acho que os designers vão se inclinar para mais experiências reais e menos teóricas, como o toque do smartphone. E como em um smartphone sincroniza diversas funções e as excuta simultaneamente.”

—Andrew Osborn, Associate Creative Director, Archival

 

“O mobile vai dominar o mundo e vai se tornar a principal plataforma de interface de computador. A aprendizagem de uma máquina com inteligência artificial irá aperfeiçoar cada vez e, com juntamente isso, as experiências com o celular.

O conceito de chatbots vai decolar de uma forma que é inimaginável. Os aplicativos e assistentes de mensagens se tornarão a principal interface de usuário com dispositivos móveis.

Para um grande número de pessoas em todo o mundo móvel se tornará o único dispositivo de computação que eles conhecem e precisam. Muti-telas e multi-dispositivos se tornarão uma realidade e uma obrigação para as experiências transacionais. O ecommerce vai explodir e com os serviços periféricos e novas tendências.

Os dispositivos conectados finalmente se conectarão de maneiras significativas, abrindo novas oportunidades. A conectividade total virá aos carros que abrem um mundo novo inteiro. A realidade aumentada continuará a evoluir e criar novas tendências e possibilidades para a aceitação do mercado de massa, impulsionando o ecommerce e os jogos “.

—Mirek Nisenbaum, Partner (Digital), Base Design

 

Branding

“Os consumidores estão constantemente enfrentando distrações indesejadas ao longo de suas interações cotidianas no digital, pessoal, on-line, social ou em nossas lojas físicas. Essa massificação de marketing traz uma sensação de polarização que está ligada às marcas. Tanto que pode às vezes traçar uma linha de “aprovação” a respeito de quem pode – ou deveria – comprar onde, ou o que.

Nós podemos pôr nossa campanha em diversas frentes digitais e isso gera credibilidade às marcas, mas apenas quando há relação com o público-alvo desejado. As mensagens de marca precisam ser mais específicas para provar seu valor e credibilidade, e realmente fazer sua lição de casa quando se trata de quem eles estão focando. Em 2017, as marcas procurarão tornar-se um unificador apostando posições, em todas as formas de comunicação, as marcas devem integrar mensagens autênticas e alcançar os consumidores de forma mais orgânica. “

—Paul Davis, Creative Director, Ologie

 

“As marcas ficarão menos massificadas ou para colocar de uma outra forma: meticulosamente projetadas. Isso significa layouts aleatórios com elementos desajeitadamente sobrepostos. Tipografia grosseira e honesta configurada mecanicamente sem qualquer sensibilidade às marcas e as pessoas, alinhamento ou caracteres de citação apropriados. Marcas como American Apparel e Urban Outfitters foram pioneiras nesta abordagem, mas foi recentemente abraçada por todos, desde Kanye até Glossier.”

—Sam Becker, Executive Creative Director, Brand Union

 

“Estamos em uma era de transição, e um aumento crescente no empreendedorismo e na cultura startup. Branding e campanhas estão encontrando seu lugar na consciência corporativa como mais indivíduos usam plataformas de mídia social para alavancar e fazer o negócio crescer, desenvolver marcas, pessoas e pequenas empresas.

Como resultado, os designers verão mais demanda por habilidades multidisciplinares que se prestem bem a esses tipos de clientes, representando um mercado em crescimento. Ter uma marca visual que se traduza bem em mídias sociais, experiências móveis, impressão e web será mais valioso do que nunca como mais pessoas procuram crescer sua peculiaridade digital e explorar novas oportunidades.”

Roberto Blake, Entrepreneur, Marketer, Author & Speaker

 

“As empresas vão se concentrar cada vez mais em como as características de suas marcas se manifestarão de forma mais rica e coerente em vários canais. As marcas no espaço digital se conectarão mais emocionalmente com seus consumidores tornando-se cada vez mais funcionais, sabendo o que é apropriado aos gostos e necessidades de cada um. As experiências físicas se tornarão menos invasivas, dirigindo-se cada vez mais para o conceito de “de perto”.

—Geoff Cook, Partner, Base Design

 

Realidade Virtual

“Estamos ouvindo muito sobre Realidade Virtual e como é revolucionário e gera satisfação de prazer nas pessoas ao mesmo tempo. Várias equipes e indivíduos talentosos estão mergulhando em força total nas tentativas de criar algo grande e útil com essa tecnologia. O mais interessante, é que não existe uma plataforma perfeita para curate, showcase, ou protótipo de projetos em Realidade Virtual, então eu prevejo que vai começar a tomar forma e estou curioso para ver quem será o primeiro a trazer, a oportunidade de construir plataformas em torno dessa tecnologia.”

—Devin Jacoviello, Creative, Purple Rock Scissors

“Hardware muitas vezes joga catch-up de software – nos últimos anos temos visto um grande empurrão para fechar essa lacuna e fazer mais dispositivos serem compatíveis, permitindo mais experimentação prática com VR, AR e MR. Isso, juntamente com a tendência em curso de navegação móvel sobre navegação desktop, nos faz uma reflexão onde utilizamos nossas ideias criativas para aproximar as pessoas e seus costumes, tudo para facilitado pelo dispositivo. Por exemplo, veja o que Pokemon Go conseguiu fazer. ”

—Will Buller, Digital Designer, Archival

 

Web Design

“Em 2017, teremos grandes avanços na forma como os designers preencherem uma tela em branco na web. Grande parte da população está mais disposta a experimentar uma experiência nova e única. Junte isso com uma população acostumada a um estilo de vida digital, novos avanços em CSS e software de prototipagem de design facilmente acessível, e você preparou o cenário para que os designers se tornem muito mais confortáveis ​​com layouts não tradicionais. Estou realmente esperando para ver sites que incentivam mais exploração de conteúdo. ”

—Sam Bork, Creative, Purple Rock Scissors

 

purple-rock-scissors

Ferramentas para Designers

“Em 2017, provavelmente veremos uma melhora nas ferramentas para designers. Ao longo dos últimos dois anos, Sketch tem feito um excelente trabalho em ser uma ferramenta com design responsivo digital em mente.

Com foco em componentes (símbolos) e pranchetas, o Sketch permite aos projetistas projetar com eficiência e flexibilidade para uma infinidade de tamanhos de tela. Um projeto Kickstarter chamado Subform parece realmente interessante com sua ênfase no design, e também houve uma série de anúncios recentes de empresas como Google (através de suas ferramentas de Design de Material) e Figma que colocou a ênfase na colaboração da equipe.

—Vince Pileggi, Creative, Purple Rock Scissors

 

purple-rock-scissors-2

Animation & Motion Graphics

“Embora pareça que essas ferramentas padrão da indústria, como After Effects e Cinema 4D (entre outros) ainda são as maneiras de criar gráficos em movimento, existem outros meios. Por exemplo, os motores de jogos como o Unreal Engine 4 da Epic Games e Unity oferecem aos projetistas incríveis recursos 3D em tempo real, para uso em vários cenários, como vemos nos produtos interativos e ambientes de Realidade Virtual.

O Flash pode estar morto, mas o HTML5 está rapidamente superando sua capacidade de criar um movimento suave e profissional de estilo AE para usos que vão de telas grandes a telas móveis. O tópico comum aqui, porém, é a interatividade: o design de movimento já não se limita ao vídeo pré-renderizado, e as possibilidades em tempo real realmente começarão a mostrar-se indo para o novo ano.

—Chad Hutson, President and Executive Producer, Leviathan

 

“Ao longo dos últimos anos, parece que comerciais totalmente animados se tornaram uma espécie em extinção. O trabalho que tem sido vendido tem sido principalmente narrativa de ação ao vivo, pontuada com gráficos em movimento aqui e ali para obter algumas mensagens específicas em toda. Estou pensando que o trabalho que se concentra em situações da vida real, mesmo que tenha uma curva cômica, tem uma sensação diferente após o ano passado. De Brexit para Drumpf, mesmo assistindo The Daily Show é um bummer. As coisas simplesmente não são as mesmas. Acho que o trabalho que produziremos vai começar a se tornar uma forma de escapismo. Esperemos que possamos produzir mais trabalho como a nossa seqüência de título principal para “Doctor Strange”, que é tudo sobre a criação de um mundo abstrato, surreal. Talvez se nos concentrarmos em fazer coisas maravilhosas, aspiracionais, coisas bonitas acontecerão “.

—Erin Sarofsky, Principal, Executive Creative Director and Director, Sarofsky Corp.

 

Negócios + Design

“Eu adoraria ver mais conceito em menos conteúdo. A mentalidade que o Instagram imprimiu tornou tudo tão tentador, como em uma armadilha do trabalho de superposição na busca de gostos, pensamento básico e o criativo pode ser facilmente esquecido. Não tenha pressa. Faça você mesmo.

—Jeffrey Welk, Art Director, Brand New School

 

“O que estamos vendo é que várias tendências e estilos parecem jogar muito mais rapidamente do que costumavam. Por exemplo, o estilo de vetor plano continua a ser uma ferramenta de comunicação concisa, e simplicidade estará sempre em alta. Mas ainda assim, eu imagino que a abordagem tátil em breve voltará ao uso mais amplo e onde será integrado no design, por exemplo, como o 3D inseriu mais sutilmente em 2D.

O que permanece em constante demanda é a integração inteligente, de modo que a sofisticação diferenciada continuará a distinguir o melhor trabalho de design.

Outra maneira de fazer este ponto é dizer que, nestes dias, no momento em que uma tendência é reconhecida, influenciadores-chave já estão virando em novas direções. E como o design é essencialmente a comunicação, nossas melhores oportunidades de sucesso continuarão a se concentrar em expressar as coisas de maneiras novas. O que é mais constante do que a mudança? ”

—Thom Blackburn, Creative Director, Wondersmith

 

Dados + Design

“Para melhor ou para pior, os dados estão desempenhando um papel maior do que nunca na maneira como abordamos o design, em grande parte porque os próprios clientes têm uma compreensão muito mais profunda do digital do que há alguns anos atrás.

Como resultado e minha sensibilidade e intuição dizem que as formas tradicionais de design não serão mais suficientes. Os designers são convidados a testar suas próprias hipóteses, demonstrando através de dados e análises como seu pensamento se traduz em resultados.

Isso também pode influenciar a mídia tradicional. Sendo treinado, os clientes pensarão melhor sobre as fontes de seu próprio tráfego e vendas, estamos essencialmente afastando nossos próprios esforços não-digitais, nos painéis publicitários e impressão – a menos que possamos, de alguma forma, amarrá-los de volta a alguma forma de dados.”

—Brady Donnelly, Managing Director, Hungry

 

Elevação para o design

“Eu fui surpreendido no ano passado, com o projeto de performar os produtos em diversos canais. As plataformas de design e de commodities tornaram-se muito específicas.

Serviços como o Squarespace e o 99 Designs continuam a dar passos gigantes em trazer o “bom” do design para aqueles que antes poderiam ter ficado sem. Por outro lado, o design de pensar e design estratégias de negócios em primeiro lugar continuam a avançar em grandes setores que têm sido tradicionalmente stodgy e lento para se adaptar. Acho que estamos em um projeto de idade de ouro e vai continuar a ver grandes melhorias não só para a estética, mas a empatia do cliente, a experiência do usuário ea liderança do pensamento design “.

—David Mitchell, Creative Director, Hungry

 

“Longe estarão os dias em que esperaremos nossos trabalhos vindos de agências de publicidade. Cada vez mais, estamos vendo o conteúdo orientado por solicitação de consumo das pessoas.

Apenas nessa semana de trabalho com o Facebook nós produzimos uma série de ações híbridas e orgênicas, pontos de animação para a marca Johnson & Johnson.

O comercial de 30 segundos, onde você pode levar 20 segundos para construir uma narrativa, é cada vez mais raro. Agora temos que chegar ao ponto muito rapidamente, então se o público decide não continuar a ver a propaganda, temos a oportunidade de apoiar o ponto inicial com a história e todas as coisas divertidas para chamar a atenção desse público.

Mas, os profissionais de marketing estão se concentrando muito mais para conseguir que o público fique engajado nos primeiros 2 segundos e ter a marca / produto imediatamente integrado.”

—Erin Sarofsky, Principal, Executive Creative Director and Director, Sarofsky Corp.

 

Você pode ver o artigo na versão original aqui.

 

Deixe seu comentário