Porque existem empresas que obtém resultados surpreendentes no Facebook e outras não?
Utilizar o Facebook como meio de negócio não é mais uma exclusividade, mas obter resultado significativo sim. Há de fato, uma infinidade de conteúdo que auxilia qualquer um a usar essa rede social de forma mais direta aos interesses corporativos independente do segmento. Então, porque ainda existe empresas que não conseguem bons resultados? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.
Entenda como o Facebook se tornou a potência que é hoje
No início, o Facebook, não era a potência mundial que é atualmente, nem era tão influente também, principalmente quando se relacionava as questões de negócio. Visto apenas como, mais uma rede de relacionamento, o Facebook, apostou na exclusividade para destacar-se das demais redes sociais do momento como, MySpace e Orkut. Funcionava da seguinte forma, só podia fazer um perfil ou ter acesso ao Facebook se recebesse um convite.
A estratégia deu tão certo que em pouco tempo chamou a atenção de investidores e, resumidamente, tornou-se uma potência mundial. E, como uma tendência natural dessa evolução e popularidade perdeu a exclusividade do acesso pelo convite e trouxe para a política de privacidade, permitindo que cada usuário pudesse refinar o que via em sua timeline de acordo com seus gostos e interesses.
Pode-se dizer que essa foi a “grande sacada”, pois o Facebook começou a se tornar cada vez mais popular, atingindo um nível mundial e, nesse ponto, as empresas começaram a se interessar por todo esse acontecimento.
Posicionando seu negócio no Facebook
Qualquer pessoa pode fazer um cadastro no Facebook, qualquer tipo de empresa pode ter seu perfil também. Mas, não é mais novidade, tanto as pessoas quanto as empresas querem resultado! Falar apenas que possuem ou estar de qualquer maneira nas redes sociais, já não cativa ninguém.
Por isso, vamos exemplificar de uma forma simples, o que você precisa fazer ou quais são os primeiros passos para tornar possível posicionar sua empresa no Facebook para começar a ter audiência, relevância e engajamento.
Após o entendimento de que o Facebook é mais que uma simples rede social de relacionamento e se tornou um polo de negócio real e tangível, vamos as dicas para qualificar o posicionamento da sua empresa:
O que postar?
Conheça muito bem seu público-alvo para produzir conteúdo relevante à eles;
Como faço para ter engajamento?
Para ter engajamento é necessário construir uma comunicação aberta com seu público;
Como devo me comunicar?
Utilize uma linguagem que seu público-alvo entenda mas que não interfira na imagem de sua empresa e jamais deixe de responder a qualquer tipo de citação ou comentário.
Facebook Ads – devo investir?
Para não jogar dinheiro fora literalmente, antes de investir, saiba com clareza o que realmente quer atingir com essa ação. Tenha as respostas para: O que considero por resultado? O que devo considerar por retorno desse investimento? Minimamente, tendo as respostas dessas perguntas você saberá direcionar seu investimento e não perder tempo, dinheiro e nem sua reputação no Facebook.
Atualização no Feed de Notícias do Facebook
Faço sozinho ou procuro um trabalho profissional?
Jamais faça algo que vá se arrepender, pois tudo que postar, interagir ou comentar vai ter consequências, ou seja, se você não está seguro o bastante em suas habilidades para desenvolver um bom conteúdo e uma excelente arte, procure uma agência especializada ou um profissional qualificado. Afinal, quanto vale a imagem da sua empresa?
Para você utilizar todo o potencial que o Facebook pode agregar ao seu negócio pode levar um certo tempo, mas os resultados são praticamente imensuráveis!
Não se deixe iludir, para ter resultado é necessário esforço, dedicação e plena compreensão do seu negócio e o comportamento do público-alvo. Por isso, muitas empresas optam por contratar ou terceirizar o gerenciamento da rede social.