O que é branding? E por que é tão importante para o seu negócio?
Branding é um conceito que vai além do logotipo, marca ou slogan de uma empresa, podemos exemplificar que o objetivo de um projeto de branding é transmitir os reais valores de uma empresa para seu público-alvo e mercado de atuação. Por isso, trabalhar o branding de uma empresa não é tão simples quanto parece, é necessário que as pessoas realmente entendam o ideal do seu negócio.
Resumidamente, o branding também está relacionado em como as pessoas percebem os valores, ideais e negócio da sua empresa.
É fundamental estar atento à sua experiência de marca e ter um planejamento para criar a experiência da marca que você deseja, uma boa marca não apenas acontece, mas é resultados de um planejamento bem pensado e estudado.
Pequenas empresas e start-ups negligenciam o tempo necessário para pensar sobre sua marca neste sentido amplo e o impacto que tem em seus negócios.
Vejamos 11 razões pelas quais a criação de sua marca é importante:
1. O Branding promove o reconhecimento
As pessoas tendem a fazer negócios com empresas com as quais eles estão familiarizados. Se a sua marca for consistente e fácil de reconhecer, pode ajudar as pessoas a sentir-se mais à vontade comprando seus produtos ou serviços.
2. A sua marca deve se destacar das demais
No mercado global de hoje, é fundamental se afastar da multidão. Você já não está competindo em um estágio local, sua organização agora compete na economia global. Como você se destaca de milhares ou milhões de organizações similares ao redor do mundo?
3. Sua marca diz muito mais sobre sua empresa do que você pensa
A sua experiência de marca completa, desde os elementos visuais como o logotipo até a forma como os seus telefones são respondidos, transmite aos seus clientes sobre o tipo de empresa que é a sua. Sua marca passa todos esses pontos?
4. Sua marca pode gerar motivação e direcionamento para o seu pessoal
Uma estratégia de marca clara transmite segurança para seus colaboradores de que o lugar onde trabalham é sólido e consistente e também os direciona para atingir os objetivos comuns da empresa.
5. Sua marca deve se tornar uma referência
As pessoas adoram contar aos outros sobre as marcas que gostam, acham mais bonitas ou que impressionam. As pessoas usam marcas, comem marcas, escutam marcas e estão constantemente falando aos outros sobre as marcas que amam e que geraram nelas alguma empatia. Por outro lado, você não pode contar a alguém sobre uma marca que você não consegue lembrar.
6. A marca consolidada transmite segurança em seus clientes
Uma marca consistente e clara coloca o cliente à vontade porque eles sabem exatamente o que esperar de você.
7. Você representa sua marca e seus valores
É importante lembrar que suas ações interferem na mensagem que sua marca quer passar. Não é possível querer transmitir valores apenas na teoria é preciso vivencia-los e ninguém melhor do que você para passar esses pontos aos seus clientes.
8. Sua marca mantém o foco que seu negócio deve ter
É fácil perder o foco conforme os acontecimentos diários ou os resultados não seguem suas expectativas. Por outro lado, quando tudo que faz gera resultados surpreendentes também podem nos tirar do foco inicial. Dessa forma, não conseguimos transmitir os ideais que tivemos quando criamos a marca, lembrar deles durante o percurso faz com que você não perca o foco.
9. Uma marca pode gerar empatia pelos seus valores e emocionar as pessoas por sua mensagem
Uma boa marca faz com que as pessoas se conectem por interesse, gostos, costumes e até sentimentos. É possível que as pessoas se sintam bem ou reconfortadas emocionalmente com sua marca, se ela for clara e coesa naquilo que passar para as pessoas.
10. Uma marca imponente deixa claro seus valores
Uma marca forte proporcionará valor à sua organização tanto internamente aos seus colaboradores quanto aos seus clientes e mercado que estão de fora da sua empresa. Se pensar em marcas como: Coca-Cola, Wrangler, Apple, Ford, Chick-Fil-A, QuikTrip … Essas empresas realmente valem o preço que cobram sobre seus produtos e serviços? Será que sua marca deixa seus valores claros da mesma forma?
11. Seja encontrado
Quando sua marca foi criada você atribuiu a ela um objetivo e criou para si uma expectativa. Exatamente nesse ponto que você deve, além de seguir todos os requisitos já citados acima, estar nos lugares onde as pessoas que são importantes para você estão e mostrar sua marca a elas.
Atualmente, muitas marcas perdem o prestígio porque não estão sendo facilmente encontradas nem pelo público-alvo, nem pelos concorrentes, simplesmente não facilitam as pessoas para serem encontradas.
Faça de sua marca a primeira impressão que as pessoas terão ao verem, encontra-la ou mesmo procurar por ela, seja na internet, no segmento que atua ou mesmo em uma conversa com amigos e conhecidos.