Você com certeza já se perguntou por que visualiza determinadas publicações dos seus amigos ou de empresas específicas em seu feed de notícias no Facebook?
Quem sabe não se questionou por que algumas publicações da sua empresa atingem mais ou menos público, possuem mais ou menos alcance ou ainda, não entende como o Facebook funciona em relação a esses pontos? Fique tranquilo, vamos explicar nesse artigo tudo o que você precisa saber para responder essas perguntas e mais.
Você sabia que existe um método lógico que é o responsável por determinar o que é mostrado em sua timeline ou o quais informações aparecerão nos feeds de notícias das empresas? Não? Então, vamos iniciar aqui uma explicação básica sobre isso para que você entenda mais sobre as mudanças que teremos no Facebook para o ano de 2018.
O que é o Edgerank do Facebook? E qual a sua finalidade?
O Facebook possui um algoritmo que determina o alcance de cada postagem de uma FanPage, ou seja, existe uma razão para você visualizar determinadas publicações no seu feed de notícias ou da sua empresa; este algoritmo se chama Edgerank. Basicamente, o Edgerank avalia alguns critérios para chegar à conclusão de que tal post é ou não relevante para você ou, no caso de uma página corporativa, se faz parte do interesse ou segmento dela. A importância em compreender como funcionam esses critérios e avaliações está no alcance e impacto que suas postagens podem ou não atingir.
Para entender como funciona o Edgerank é necessário partimos do seguinte princípio, cada post que você publica recebe uma pontuação, que por sua vez irá determinar seu alcance ou sua audiência. Caso sua postagem receba um valor baixo ele terá pouco impacto, o inverso se aplica para pontuações altas, ou seja, os posts de maior pontuação atingem muito mais pessoas e recebem mais audiência.
Portanto, o Edgerank recentemente passou por redefinições, alguns critérios que ele utilizava para pontuar suas postagens foram modificados, essa mudança impacta diretamente na performance das páginas corporativas.
O declínio do acesso orgânico ao Facebook e as mudanças do algorítmo
As consequências que as empresas e as pessoas vão presenciar com o novo algoritmo
Agora que já entendemos que há uma razão para tudo que vemos no Facebook, tudo que nos é mostrado e tudo que publicamos, vamos as mudanças! Sim! O Facebook atualiza os critérios de avaliação e pontuação cada vez que as pessoas demonstram mais ou menos interesse em determinadas funções na rede social. Atento a isso, a primeira mudança está atrelada a interação das pessoas, ou seja, haverá maior importância para as publicações em grupos e nos perfis pessoais, a finalidade é promover ainda mais a comunicação entre as pessoas de forma mais abrangente de acordo com interesse e reações aos assuntos específicos.
O Facebook avaliou que o conteúdo publicado pelas pessoas gera mais engajamento orgânico em relação ao desempenho dos posts das páginas das empresas, portanto o alcance das publicações das FanPages ficará ainda menor.
Leia o texto na íntegra:
O Facebook mudou! E agora, o que devo fazer?
Mas calma, nada está perdido! Se você, assim como muitas pessoas, está à frente de páginas empresariais, ou investem no Facebook para obter resultados para sua empresa, nós vamos te ajudar!
Para que o conteúdo que você gera e alimenta sua página continue tendo espaço nos feeds de notícia de seus seguidores é necessário que seja relevante para receberem uma pontuação alta e assim, continuar com o alcance que tinha antes. Mas, como gerar um conteúdo assim?
Neste ponto, é preciso que você conheça os gostos e interesses dos seus seguidores, mas atente-se que o conteúdo de engajamento que forem irrelevantes sofrerão penalizações, ou seja, vai dificultar a retomada do seu alcance e audiência; por isso, invista em conteúdo relevante, aqueles que seus fãs realmente vão se identificar.
Alguns conteúdos irão simplesmente sumir do seu feed de notícia e não se espante por conta disso, mas estes serão aqueles conteúdos sensacionalistas e notícias falsas (Fake News), isso será fruto dessa mudança do novo algoritmo do Facebook, que está buscando refinar ainda mais o que aparece para você.
Use o Facebook para alavancar seu negócio e obter resultados
Conclusão: se atentar as mudanças pode determinar o sucesso da sua página no Facebook
Se antecipar as mudanças e acompanhar as tendências neste meio digital pode ser o ponto que determina o sucesso para você, sua empresa ou seus clientes no Facebook. Porque todas essas mudanças afetam a todos e a todas empresas.
É verdade que esse assunto é bastante técnico e as mudanças prometem gerar bastante impacto no que conhecemos hoje no Facebook. Mas, queremos ir além de ressaltar aqui sobre a importância de acompanhar as mudanças, desejamos esclarecer todas elas.
Por isso, pedimos que você comente nesse artigo sua dúvida ou sua dificuldade tanto no entendimento do algoritmo quanto à aplicação desse conceito em seus clientes ou empresa. Podemos juntos atingir resultados ainda melhores e mais satisfatórios.